Simulador de Obras Melom

26 26Europe/Lisbon Junho 26Europe/Lisbon 2012

‘Obras’ parece ser um dos principais ‘bichos de sete cabeças’ de quem compra uma casa. Consequentemente, essa aparente barreira transmite-se inevitavelmente aos proprietários que querem vender a sua casa. Neste artigo vou mostrar uma forma de antecipar o problema das obras e mostrar uma forma de saber, no conforto do seu lar, o valor aproximado que pode representar a remodelação de uma casa.

O simulador de obras Melom permite calcular o custo aproximado de uma obra

simulador de obras melom

Simulador de Obras Melom

A Melom é a maior rede de Franchising de obras de Portugal. Eles são uma rede de serviços completos e integrados em REPARAÇÃO, REMODELAÇÃO e MANUTENÇÃO geral de imóveis de âmbito nacional. Logo, um orçamento feito por eles terá a necessária credibilidade para que um potencial comprador possa ficar mais descansado quanto ao assunto ‘Obras’. E é exatamente isso que interessa ao proprietário.

O simulador encontra-se no seguinte endereço: http://www.melom.pt/pt/simulador/

Muitas vezes os compradores querem fazer modificações nas casas que estão a comprar. E por vezes, uma casa usada já tem alguma coisa que tem que ser melhorada. No mínimo, uma pintura nova é um exemplo de uma intervenção normalmente necessária.

Ao longo da minha atividade profissional como agente imobiliário, sempre pedi a parceiros para que me desses uma tabela de valores padrão, ou um simulador que me permitisse saber, mais ou menos, o valor de uma obra, sem ter que estar sempre a pedir um orçamento. Muitas vezes angariei casas que necessitavam de obras e sempre essa foi uma barreira real para os processos de venda.

Embora não seja o primeiro simulador de obras que aparece no Mercado, este simulador tem a vantagem de pertencer a um gigante nacional e, logo, oferecer mais credibilidade e conforto emocional para quem o usa. A palavra chave aqui é mesmo ‘Credibilidade’.

A minha sugestão é que, se estiver a vender uma casa, use este simulador e trace alguns cenários prováveis de remodelação. Imprima os orçamentos e tenha-os sempre à mão para q objeção ‘muitas obras’ que possa aparecer.

Se for o proprietário que esteja a conduzir a visita, perante uma objeção “são necessárias muitas obras”, clarifique primeiro que obras exatamente. Anote-as num bloco de notas e pergunte ao potencial comprador se tem mais alguma objeção para além das obras necessárias. Ou seja, não se precipite a mostrar o seu trunfo – a simulação de obras que fez, ou pode fazer. Simplesmente veja com o potencial comprador se a compra depende unicamente do fator ‘obras’. Exclareça-se exatamente se o problema é apenas dinheiro a gastar ou se também é alguma rejeição ao conceito ‘obras’.

Muitas pessoas acham que obras é mesmo um problema, talvez porque já tenham tido uma péssima experiência, ou conheçam alguém que lhes disse que obras é um problema. Na prática, o universo de compradores tem estas duas categorias de pessoas: as que odeiam obras e as que as toleram bem ou até gostam de fazer obras. Se estiver na presença de alguém que odeia obras, talvez o assunto morra aí. Haverá muitas casas que eventualmente não necessitem de obras e haverá outras pessoas que sejam mais tolerantes a obras e que eventualmente podem ser mais tolerantes relativamente ao conceito ‘obras’.

Se valer a pena, tente levar o comprador a um ponto no qual ele lhe diga que aceita fazer obras e que se souber que isso é financeiramente viável que avançará com uma proposta. Esse é o ponto a que deve chegar!

Em seguida, apresente-lhe o seu trunfo – O Simulador de Obras Melom – e sente-se com o comprador frente a um computador e faça uma simulação. Ou, faça a sua simulação primeiro, de acordo com as coisas que o comprador lhe disse que queria mudar, e marque uma nova reunião para analisarem o assunto.

Espero que este artigo ajude!

Há mais algum conceito importante que eu não tenha referido? Conhece mais algum simulador de obras interessante? Comente aqui! O meu propósito é informar, formar e esclarecer para que o assunto ‘Vender Casa’ deixe de ser um mistério e para que os profissionais possam conviver mais facilmente com proprietários bem informados.

Filed in: Novidades

Sobre o Autor ()

Autor do livro "Sucesso na Venda da Sua Própria Casa". Mediador imobiliário, na sua agência Canal das Casas. Formado em Engenharia Técnica de Eletrónica e Telecomunicações. Estudou Marketing na Universidade Politécnica de Madrid (CEPADE).

Comentários (1)

URL Trackback | Feed RSS de Comentários

  1. Pedro Vicente diz:

    Excelente artigo, realmente uma forma interessante de “educar” o mercado.

    A ferramente parece ser muito interessante.

De Volta ao Topo