Inquilinos felizes, proprietários felizes

19 19Europe/Lisbon Outubro 19Europe/Lisbon 2018

Este é um artigo convidado do Dr. Artur Mariano, que tenho o prazer de publicar aqui. Se é, ou está a pensar em vir a ser senhorio, leia com atenção estes conselhos de quem realmente sabe do que está a falar e que realmente pratica aquilo que escreve. Passo a palavra:

Como analista mas acima de tudo investidor imobiliário, a minha filosofia é simples: tratar os meus inquilinos tão bem quanto possível. Pode não se acreditar, mas durante alguns anos a minha casa foi mais modesta que a dos meus inquilinos. Decidi pô-los primeiro. E resultou, a nível social e financeiro: ter inquilinos felizes resultou num negócio fantástico e rentável.

A minha opinião é que, se quiser ser bem sucedido ao investir em imóveis, deve ter o inquilino como preocupação central. Mais do que o resto, são os seus clientes que são o centro do seu sucesso. E no imobiliário, são os inquilinos que são os seus clientes!

É esta a mensagem que tentamos passar a todos os investidores em imobiliário que nos contactam na ArrowPlus e acreditamos que é a melhor forma de olhar para este negócio, considerando ainda a vertente social. Histórias de horror envolvendo inquilinos e senhorios infelizmente são comuns.

Deixo-lhe agora algumas dicas fundamentais que vão de encontro ao meu lema, e que espero que considere úteis no seu próprio percurso como senhorio.

 

 

Estar sempre disponível

A primeira coisa que qualquer senhorio bem sucedido deve fazer é deixar os seus contactos todos (embora pedindo contacto preferencial por e-mail) aos inquilinos, assim que é assinado/iniciado um contrato de arrendamento. Esteja sempre disponível para falar com eles. Aliás, um conselho que dou muitas vezes é que afixe um papel na parte de dentro do quadro da electricidade com os seus contactos e contactos de urgência (como polícia e bombeiros).

 

Mostrar que está disponível para ajudar

Como se diz muitas vezes, a mulher de César não basta ser séria, tem que parecer também. E na relação com os inquilinos passa-se o mesmo: muitas vezes mostrar que está disponível para ajudar é tudo o que é necessário. Aliás, da minha experiência nem sequer é muitas vezes necessário ajudar, só o facto de se mostrar disponível causa uma impressão boa e mesmo que os inquilinos não precisem recorrer a si, acabam por achar que têm um excelente senhorio.

 

Envie comprovativos

Há também alguns comprovativos que eu envio aos meus inquilinos: registo do contrato nas finanças, renovação de apólice de seguros multi-riscos, etc. Mostre que se preocupa e deixe os seus inquilinos sempre ao corrente do que se passa com o imóvel. Isso não só irá prevenir problemas como também ajudará a exigir-lhes que cumpram da mesma forma que você cumpre. Perceba que os senhorios que não querem mais saber dos seus inquilinos é uma coisa do século passado e hoje o mercado é diferente.

 

Seja razoável e flexível

Não lhe vou dizer que é impensável ter problemas. Apesar de o mercado estar cada vez mais evoluído, é natural que tenha problemas com os inquilinos, pontualmente. Quer por falta de comunicação, quer por outras circunstâncias. Nem todas as pessoas são cumpridoras, infelizmente, e numa relação deste cariz, como é o arrendamento, é possível que surjam atritos de várias fontes e formas. Por isso, seja razoável e flexível. Sempre. E tente prever o mais possível em contratos de arrendamento que tenha assinado. Haverá menos margem para situações dúbias.

 

Exija apenas aquilo que também dá

Ser um senhorio exigente mas pouco cumpridor e atencioso é uma estratégia péssima. Antes de exigir cumpra. Ser exigente e duro com um inquilino simplesmente não faz sentido. Se alguém se atrasou na renda, não deve exigir nenhuma compensação se isso não é hábito e se não lhe fez muita diferença. Mas independentemente do resto, nunca exija nada de um inquilino se não for um senhorio dedicado e cumpridor!

É a minha convicção que ter estas coisas em mente na relação que tem com os seus inquilinos o vai tornar um senhorio e investidor de sucesso.

Sucesso,

 

 

 

 

 

 

 

Artur Mariano

Artur Mariano é doutor (PhD) em matemática aplicada e co-fundador da ArrowPlus, uma empresa de consultoria para investimento imobiliário. É investidor imobiliário há mais de 10 anos e autor do livro “Investir em Imobiliário: do 0 ao Milhão”. É apaixonado por criar valor, sobretudo em imobiliário.

Filed in: Dicas

Sobre o Autor ()

Autor do livro "Sucesso na Venda da Sua Própria Casa". Mediador imobiliário, na sua agência Canal das Casas. Formado em Engenharia Técnica de Eletrónica e Telecomunicações. Estudou Marketing na Universidade Politécnica de Madrid (CEPADE).

Não se aceitam mais comentários

De Volta ao Topo